sábado, 3 de agosto de 2019


TRANSITOLÂNDIA - Educação como instrumento de mudança.



Primeiro projeto de uma Transitolândia, concebida a pedido do Diretor da Escola São Paulo, Professor Nicodemos Couto, foi inaugurada nesta sexta, 02/08/2019 em Muriaé. Dos rascunhos de prancheta até a inauguração, foram quase 30 dias trabalhados fora do horário de expediente público.

Dentro da concepção do Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem como um dos pilares disseminar a Educação para o Trânsito desde os anos iniciais, que tem como ferramenta o Projeto EDUCA e o Maio Amarelo Kids, além do Programa Laço Amarelo (Município, Empresa e Entidade) - https://maioamarelo.com/.

Como projeto piloto, a Transitolândia foi aprovada e será agora disseminada nas escolas municipais da cidade de Muriaé. É parte do projeto de Educação para o Trânsito da Prefeitura Municipal de Muriaé, por seu Departamento de Transportes e Trânsito – DEMUTTRAN, onde ocupo o cargo de Gestor de Trânsito.

A intenção é levar Educação para uma Mobilidade consciente, com várias atividades e o objetivo de contribuir para a humanização do trânsito e para uma mobilidade urbana pautada no respeito ao próximo e na cidadania, possibilitando a diminuição de conflitos e acidentes no trânsito.



O programa busca integrar a criança à sociedade a partir de ensinamentos que eles levarão para toda a vida. Na Transitolândia, além de aprender sobre a segurança no trânsito, elas também se tornam multiplicadores e vão repassar o que aprenderam aos seus familiares e sua comunidade.

Entendemos que, ainda pequenas, as crianças devem ser estimuladas a entender sobre trânsito e o respeito ao espaço compartilhado.

A Transitolândia é uma espécie de minicidade (adaptável ao espaço disponível na escola), um espaço modelo para o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum da cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, faixas de pedestre, estacionamento e calçadas, em menor escala. Dentro das possibilidades, poderá ter faixas elevadas de pedestres, semáforos, ciclovias, entre outros elementos do trânsito.



Os veículos irão variar de acordo com a faixa etária da criança - pode ser moldes de veículos em papelão sustentados por suspensórios, desde carrinhos pequenos, até patinetes e bicicletas.

É onde as crianças recebem orientações sobre as regras de circulação no trânsito para pedestres e condutores. Um dos objetivos é conscientizar os alunos a assumir os seus deveres e respeitar o direito dos outros no trânsito, utilizando as vias públicas com segurança e cidadania.

Fazem parte do programa, Minipalestras Educativas e de Segurança, bem como Campanhas Temáticas e a Transitolândia em si - onde as crianças assimilam situações reais de Trânsito e de Mobilidade.

Poderá ser trabalhado em conjunto com outras atividades/campanhas, como "jogo da cobra", "carona-a-pé" e Maio Amarelo Kids, entre outros.



É previsto um “Certificado de Participação”, ou uma CNH mirim. É uma maneira de fazer com que sempre lembrem-se da experiência vivida aqui e também dos conhecimentos adquiridos. Podem ainda, ao final, premiar a turma de alunos com passeios pela cidade, acompanhados do professor e instrutor de trânsito.

Jackson Fernandes é Observador Certificado, servidor da Prefeitura de Muriaé no cargo de Gestor de Trânsito, além de responsável pela análise e estatística de trânsito do Municipio. É especialista em Trânsito pela Faculdade Cândido Mendes (POSGRADUAR/BH) e Certificado pela ANTP em Mobilidade Urbana.