Como em qualquer gerra fiscal, onde empresas mudam de local e correm para locais onde se oferecem mais vantagens para se instalar, tambem assim ocorre com tributos, como o IPVA.
Nos estados do Parana e do Espirito Santo o valor incidente sobre automoveis é de 2% do valor venal ou valor do faturamento do veiculo, enquanto que em MG, SP, RJ entre outros a incidencia do imposto é de 4%. Se você levar em conta que o valor venal final dos veiculos em MG, SP e RJ são mais caros que no estado do ES, por exemplo, isso significa que a diferença no valor do IPVA será ainda maior.
Porem, tudo tem um porem, para ter veiculo emplacados no ES, manda o CTB que o proprietario tenha endereço por lá. Isto posto, levando em consideração as cidades veraneios, como Guarapari, Piuma, Marataizes... que muito de nós mineiros temos uma casa por lá, estamos todos endereçando nossos veiculos para nosso endereço de lá. Gozando desse belissimo beneficio. Que chorem os prefeitos, porque cidades como Itaperuna-RJ, Carangola-MG e Muriaé-MG, por exemplo. ja estão, cada dia mais, cheias de veiculos com placas ES circulando. Tirando os abusos dos endereços "emprestados", claro que isso ainda seria minoria, não chegando a incomodar a arrecadação municipal que fica com a metade do recolhimento do IPVA. Meu proximo carro vai para o endereço da mana - Guarapari-ES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail: jojafe@yahoo.com.br